quinta-feira, 11 de abril de 2013

POR QUE O TOMATE ENCARECEU TANTO ? COMO SUBSTITUÍ-LO ?

Quem visita frequentemente as redes sociais,  blogs e lê jornais, se depara com piadas sobre os altos preços que se aplicam ao tomate.  
Quem vai à feira e supermercados, fica assustado com a extrema alta de seu preço.   O tomate  é muito comum na mesa do brasileiro, por seu sabor e facilidade em utilizá-lo em preparos simples e rápidos, mas que ficou proibitivo em muitas mesas. 


Mas, por que o preço ficou nas alturas? Em São Paulo, o quilo do tomate pode chegar a R$ 15,00 ! O consumo, obviamente, caiu drástricamente...
Pois bem, para explicar o motivo dessa alta, devemos voltar a quatro anos passados, quando o quilo do tomate era baixo o bastante para ninguém reclamar e alto o suficiente para  incentivar a sua produção.


Os agricultores aumentaram áreas de cultivo e a produção, porém a demanda não acompanhou e houve muito prejuízo por parte dos agricultores. Assim, as fazendas diminuíram as áreas de plantio de tomate e mesmo após boas safras, que garantiram bons preços no mercado, os agricultores ainda sentiam prejuízo  e acabavam por jogar parte da colheita fora ou deixavam apodrecer nas fazendas, pois já não valia à pena comercializar. Dessa forma, sem incentivo adequado, diminuíram mais ainda as áreas de plantio de tomate, chegando a um decréscimo de 40% de fazendas em Goiás, maior produtor do país de tomates. 
Mesmo utilizando essa estratégia, pensando que assim diminuiria a oferta e faria o preço subir, gerando lucro dos agricultores e atravessadores, não se contava com um ataque de bactérias que se proliferou após fortes e sequentes chuvas, e o que ocasionou grande perda da safra e da produção  : algumas fazendas colheram somente um terço do que esperavam.
Somado a tudo isso, o tomate, como acontece com outros alimentos delicados expostos em gôndolas de supermercados ou bancas das feiras pode sofrer manipulação inadequada por parte do consumidor que, por falta de informação, ao fazer sua compra, aperta, amassa o vegetal, criando mais perdas ainda. Pesquisas realizadas em 2000 pelo Ipea nos supermercados indicam uma perda em torno de 18% do vegetal, pela manipulação inadequada, além de uso de caixas de madeira, ao invés de plástico, essas últimas mais apropriadas para evitar a proliferação de bactérias e reduzir a contaminação do alimento, evitando a não condição de comercialização do produto. 
Todos esses fatores só poderiam resultar hoje numa coisa :        "tomate a preço de ouro" ! 
E já que o preço está tão alto (houve um aumento de 1.775% se comparado a 2010), proibitivo, o que podemos fazer ? 


Pode-se  pensar em algumas substituições simples e que tenham atributos semelhantes ao tomate - que contem licopeno- , que estejam em safra (vide tabela da safra de abril abaixo), ou que tenham preço compatível com o bolso do brasileiro médio. E que é o licopeno ? É uma substância que dá a coloração vermelha ao tomate e age como poderoso antioxidante. Existem estudos com evidências que o consumo de tomates e seus produtos está relacionado a uma redução do risco de câncer e doenças cardiovasculares (4) 
E as substituições podem  podem ser por : caqui, abóbora, goiaba, pitanga, mamão, melancia,  cenoura, morango, pimenta vermelha, entre outros.
Caqui Rama Forte
Bem, isso tudo até o preço do nosso tomate ficar mais acessível e poder voltar com mais frequências às nossas mesas!



Boas compras e excelente abril !
Abs

Equipe Moryba

Fonte :
1) http://super.abril.com.br/blogs/crash/o-caso-do-tomate-de-ouro/
2) https://www.facebook.com/photo.phpfbid=585877414765591&set=a.343543108999024.93157.300101376676531&type=1&theater - Associação Brasileira de Nutrologia - ABRAN
3)http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=1256:reportagens-materias&Itemid=39
4) Najua Juma Ismail Esh ShamiI; Emília Addison Machado MoreiraII, 1,Licopeno como agente antioxidante,  Revista de Nutrição, vol.17 no.2 Campinas Apr./June 2004

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